quinta-feira, 11 de abril de 2013


São Paulo consome mais da metade das pizzas produzidas no Brasil.

No Estado existem 12 mil pizzarias; o setor fatura em média R$ 5 bilhões por ano.





A pizza é sem dúvida o alimento preferido de muitos paulistas. No Brasil, são consumidas diariamente cerca de 1,5 milhão de unidades por dia. E o Estado de São Paulo é responsável por devorar 800 mil, ou seja, 53% do total, segundo levantamento realizado pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico.  Além da influência da grande colônia italiana que introduziu a redonda na cidade, o aumento da classe C é apontado por Enzo Donna, diretor da ECD, como um dos motivos para o sucesso da pizza. - Por causa das características étnicas da região o consumo em São Paulo é muito grande. Além disso, [a pizza] é um alimento muito democrático. Quando a classe C tem condições de comer fora, ela vai à pizzaria. Uma pizza custa em média R$ 36 e alimenta 3 pessoas. São Paulo tem uma classe C muito forte e isso influencia no consumo. A cidade de São Paulo tem 5.000 pizzarias em funcionamento, enquanto no Estado são 12 mil. E esse é um setor que não para de crescer. Segundo Adilson Barbosa, diretor executivo da Pizzarias Unidas, o mercado cresce em torno de 6% a 8% ao ano e fatura R$ 5 bilhões anualmente.  De acordo com os dados coletados pela ECD, uma pizzaria delivery vende em média 1.600 pizzas por mês. Já um estabelecimento que entrega o produto na casa do cliente e serve no local comercializa 2.700 unidades. As pizzarias especializadas apenas em servir no restaurante vendem em média 3.900. 

Dia da Pizza


Comemorado em 10 de julho desde 1985, o dia em que mais se consome pizzas no país, segundo Enzo, da ECD.  A homenagem foi criada pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Naquele ano, um concurso elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita da cidade. Empolgado com o sucesso do evento, Carvalho escolheu o dia do encerramento como comemoração oficial da redonda.  Para celebrar esse dia, as pizzarias fazem promoções cada vez mais tentadoras, na intenção de conquistar e fidelizar o seus consumidores cada vez mais jovens.


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