segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pi, dica de consumo para a Capital Y


 TRAILER

"As sinapses de minha massa cefálica estão em estado de fúria, As Aventuras de Pi | Life of Pi Movie, é majestoso, uma supremacia épica." Harry Sales


"Eu já estou pronto para conhece-lo, obrigado pela minha existência.
Me leve, eu me entrego" 
NOTA 10

Deparar-me com a sensibilidade de Ang Lee  levou o OSCAR) e seu respeito por toda etnia, credo e fé, é algo maravilhoso, “As aventuras de Pi”, é um filme poderoso, tem força, ele tem vida própria.
Ang Lee, não brinca em serviço, e fez uma das melhores obras de sua carreira.

Estou extasiado. Fui levado a uma viagem sensorial, humana, de reencontro comigo mesmo em uma aventura épica, que nos leva a refletir sobre o valor da vida e o conceito da presumível importância da fé, ou não, já que não vi o místico em nada. Enxerguei apenas: PERSEVERANÇA!

Enxerguei muito de metáforas canalizadas no princípio do que se vive, se colhe e se conquista.
É de uma introspecção que chega a nos levar a profundezas imensuráveis do pensamento, será que o Tigre foi realmente o lado da Força que “Piscina” precisou para sobreviver, realmente o Tigre foi o lado agressivo, ou o que salta para matar a cozinha*? Será que os seus 3 credos, Alá, Deus e Vishnu realmente orquestravam seus raciocínios que ora pairavam no bíblico, ora chamavam os milhões de Deuses Hindus e ora sediam ao Corão?

Um pensamento ficou: Estar a salvo, deixou o Tigre ir, não houve despedidas*, assim como o erro de entregar a carne, era um momento onde não havia escolhas, as pernas são quebradas*.

A cena de abertura, é um convite de boas vindas, no 3D ela diz: PREPARE-SE, há muito pela frente.
Linda e muito bem pensada, simples e de uma direção de arte impecável, já tenho que ressaltar de cara, pois, me explodiu à mente. (A fotografia do filme é do chileno Claudio Miranda, OSCAR)

Nos deparamos com análise e muito pensante de Dostoïevski em um momento chave da trama, a hora do crescer e conhecer a ti mesmo, onde Piscina se depara com o “Largar Tudo”, é neste momento que Life's Pi gira, e sentimos o toque da faca sútil da trilha sonora invadir tudo, e o filme virar um rito único.

O excelente David Magee , e seu roteiro astuto nos coloca em posição de entender (citarei as religiões para exemplificar) que independente das formas religiosas ou não experimentadas por Piscina, nos dão o entender que tudo pode caminhar junto, se entendermos que na vida as coisas buscam o mesmo sentido, o do exito.

Em diversos momentos, podemos perceber que a trilha sonora muito bem feita por Mychael Danna (Pequena Miss Sunshine), camufla algumas ações das reflexões filosóficas que muitos que possam ter visto o filme, venham a pensar que os humanos tendem a ter a necessidade da crença no divino para superar os obstáculos, Pi (ou até nas bem escolhidas músicas as tipicas da terra de Piscina) em cada nota sútil do Piano, Violinos, Flautas e até do Xilofone que pude perceber, se apegava em sua própria vida, e sua vontade voraz de chegar em terra firme, para continuar algo que não sabia, pois tudo o que tinha, se fora, a não ser o desconhecido e uma paixão deixada na índia, isto prova que cada momento do filme se encaixa, e a OST, deu um show a parte! (E GANHOU O OSCAR!!!)

O tigre de bengala Richard Parker, falArei sobre ele, me senti assustado e desmitificado do legado de AVATAR*, existe sim, vida após o filme de James Cameron, podem ser feitos filmes tão bons quanto o da Terra dos NaaVi, como eles provaram existir vida após Matrix.


Desde seu pelo molhado, o brilho intenso simbolizando a morte nos seus olhos, e a sua movimentação quase que realista, me deixava intrigado, ELE É DE VERDADE?
Mas que diabos de ferramentas foram usadas na criação deste ser, que acaba se tornando um arquétipo da história do cinema?
E a resposta me foi clara, vendo ele caminhar, magro, ferido e com fome na areia da praia: Vontade da equipe técnica de criação de fazer o público amar, refletir e apaixonar-se pela 7° arte mais uma vez. (OSCAR)

Ele é um signo vivo da obra-prima, uma criação impecável da funcionalidade do CGI que nos deixa impressionados com este feitio que me faz realmente acreditar no extraordinário, e que ele está nas telas, fruto do trabalho dos monstros da chamados de técnicos da Rhythm & Rues que criaram o bichão.

Um filme maravilhoso, diferente de tudo que vimos nos últimos anos no cinema, e isto é fato, não poderia vir sem os diálogos perfeitos dos atores, que devem-se muito ao livro, mas é lindo relembrar a cena que toda a família sentada a mesa está e a mãe defende Pi e seus ritos religiosos com uma frase linda, mas exijo que corram ao cinema meus amigos, para prestigiar, inúmeros diálogos de um adolescente contra um tigre, ele mesmo, ou não, lutando pela vida.
Palavras fortes e de fúria, do mais generoso, eu preciso de você para sobreviver, que você entende nas aspas, ou dos sensatos e impulsivos urros pelos territórios que transformam homem em fera.

Outro ponto forte, e acho que um dos principais: A BELEZA E A ARQUITETAÇÃO VISUAL DO FILME.
Direção de arte e Fotografia andam juntas, e nos fazem viajar, não sei se o 3D eleva a causa, mas a ode que isto emprega sabendo que 80% do filme foi realizado em um estúdio, é esplendido!




Isto tudo sobre a fotografia, não porque o filme tem lindas cenas de Baleias saltando sobre o oceano em psicodélicas cenas durante as noites de Pi no mar, e sim por que tem uma história surpreendente, que te envolve, e que te faz mergulhar na galáxia do céu infinito que lhe é ofertado na cena seguinte, ou suspenso no mais profundo ponto do oceano observando as luzes de um barco imenso, levar tudo o que você tem de mais precioso ir embora, amarrado a tudo isto, a fotografia do filme te excita! Isto é genial!

Suraj Sharma, tem todo o meu respeito como ator, tem sim, novato, expressivo e nos emociona a cada olhar penetrante, onde transmite o Personagem Pi.

Duas cenas lindas que devo ressaltar:

1° O LAMENTO.

Seu olhar e murmúrio quando grita para o barco: Me desculpem, eu lamento.
Lembrando da família, e dizendo o nome dos membros, é honrosa, meu corpo todo ardeu, chorei neste momento.

2° RECONHECENDO O FIM, MORTE!

"Eu já estou pronto para conhece-lo, obrigado pela minha existência.
Me leve, eu me entrego"
 


Este diálogo, okay, se deve ao livro, mas a interpretação do ator e a vida que ele deu a cena, foi linda, escutava-se as lágrimas nas salas do cinema em meio aos trovões do mar e o medo do lado forte, contra a chuva do tigre de bengala, fugindo dela, 277 dias a deriva de uma EXCELENTE interpretação!
Na sua casa, será pior, será você e o tigre, e Pi, e a reflexão da sua vida!

O ator e sua interpretação, faz com que nós avaliando sua interpretação desenvolvamos a ótica de como é simples enxergar os fatos de uma forma não ordinária ou prosaica. Já que Pi, não bate no existencialismo, mas faz com que nos coloquemos no lugar dele. Respeitar, sem precisar, de fato, aceitar, é isto que ele transpira.

Por isto, desenvolvo o meu fascínio pela sua interpretação.
Tão boa, mas igual em excelência a de Dev Patel em ‘Quem Quer Ser o Milionário?’. 
Onde Patel literalmente, causou!


Okay, pensando que o filme foi baseado de um livro do autor Yann Martel, um best-seller que o mesmo já disse por aí ter sido inspirado naquele livro que conta a história do refugiado judeu que deixava a Alemanha e cruzava o Oceano Atlântico na cia de um jaguar em um bote, do Brazuca -> Moacy Scliar, entendo perto do fim que temos um dos filmes mais belos da história e cheio de simbolismos e muito significados. 

Em toda a plenitude da película, e de forma bem verossímil, ainda preso ao resultado estético e toda a forma analítica que dei a esta síntese, minha nota é 10.

Life Of Pi, junta-se a minha lista de filmes favoritos: Spider Man Trilogy, Plata Quemada, The Purple Color, Inception, Cloud Atlas, Titanic, Godzila, O homem que fazia chover, Um sonho de liberdade, Corina, King Kong, Slumdog Millionarie, Precious, Dangerous Minds, Jarhead, Pride and Glory, Poltergeist, Irreversível, Chamas da Vingança, 1984, 007* e American Beauty. 

Bom, os conteúdos ao longo da narrativa, nunca me foram tão grandes e tão bem descritos, mas esta obra merecia, assim como o filme termina mais belo como aparenta, uma descrição exímia, ao meu ver. 

Você, Paulistano, Y e consumista, compre o seu agora!

Links para debulhar em São Paulo com a sua carteira este filmaço, aqui:
www.livrariasaraiva.com.br/produto/4840789/as-aventuras-de-pi-dvdwww.americanas.com.br/produto/112898046/dvd-as-aventuras-de-pihttp://www.submarino.com.br/produto/112898100/combo-as-aventuras-de-pi-blu-ray-3d-blu-ray-dvd-?epar=googlepla&opn=GOOGLESEARCH&WT.mc_id=googleshopping&gclid=CIzzj_zr3bYCFUff4Aod6GEAQQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário