segunda-feira, 27 de maio de 2013

TIPOLOGIAS, uma lida e um resumo do que Giglio escreveu:

Tipologia por critérios demográficos
Embora com uma imensa variedade, as teorias de tipologias se agrupam em alguns fatores como o conjunto das variáveis demográficas; os traços de personalidade; os estilos de vida; a variável comportamental especifica no momento da compra e do consumo.
A demografia é conhecida pela divisão dos grupos humanos em algumas variáveis mensuráveis, tais como idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local de moradia, numero de filhos, posição na família, entre outros. Portanto apresentam-se informações de mudanças de grande contingentes e seus fatos. Portanto o critério tem sido utilizado nas pesquisas de mercado, mesmo assim deve-se ter muito cuidado ao criarem previsões de comportamento, pois ainda não há resultados suficientes que sustentem essa ligação.
Por tanto quanto mais variáveis demográficas são utilizadas em uma amostra, mais específica ela vai se tornando. E seus itens de consumo, como habitação, estudos e esportes, movimentam grandes números de pessoas, e as variáveis demográficas podem dar sua contribuição. Assim podemos perceber que no centro das cidades tem uma migração das classes A e B para periferia, mais especificamente para condomínios fechados.

Tipologia por características da personalidade
Constatou-se que as tipologias são apoiadas por correntes em psicologia. Com os traços emocionais divididos em três grupos:
Inovador: estão a frente de seu tempo, e têm interesse de serem julgadas como modernas.
Adotante: ao contrário do inovador tem medo de arriscar imediatamente e espera para ver como funcionará o produto.
Seguidor: só compra o produto após a experimentação suficiente e após os fabricantes terem colocado o produto melhorado e estável.
Acomodado ou comprador tardio: só compra o produto em declínio. Espera promoções ou queima de estoque e não se importa se o produto está fora de moda.

Tipologia por estilos de vida
Tipologia denominada estilo de vida nada mais é a que une as variáveis psicográficas com as rotinas de vida das pessoas, o comportamento de compra e consumo de uma pessoa revela seu estilo de vida, seu modo de viver.



Tipologia pelo ciclo de vida do produto

Com a dinâmica do mercado cada vez mais rápida, o que chamamos de ciclo de vida do produto tem diminuído. Surgindo a classificação de quatro tipos de consumidores: os inovadores, adotantes, seguidor e acomodado.


As tipologias no Marketing Global

Empresas que dizem ter estratégias globais com imagens que seriam decodificadas em qualquer parte do planeta. A tese de Levitt é que os seres humanos têm necessidades semelhantes. De outro lado ela não consegue defender fatos como: O McDonald’s vende seu produto com adaptações conforme a cultura local da loja.
(Baseado em dados e textos, resumidos e redigidos pelo material disponibilizado pela grade do curso e professor orientador do tema em: PLT - O Comportamento do Consumidor, por Ernesto Michelangelo Giglio. Com supervisão da Mestra Carmen Leonel sob a ATPS da matéria citada.)

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