Tipologia
por critérios demográficos
Embora
com uma imensa variedade, as teorias de tipologias se agrupam em
alguns fatores como o conjunto das variáveis demográficas; os
traços de personalidade; os estilos de vida; a variável
comportamental especifica no momento da compra e do consumo.
A
demografia é conhecida pela divisão dos grupos humanos em algumas
variáveis mensuráveis, tais como idade, sexo, estado civil,
ocupação, renda, local de moradia, numero de filhos, posição na
família, entre outros. Portanto apresentam-se informações de
mudanças de grande contingentes e seus fatos. Portanto o critério
tem sido utilizado nas pesquisas de mercado, mesmo assim deve-se ter
muito cuidado ao criarem previsões de comportamento, pois ainda não
há resultados suficientes que sustentem essa ligação.
Por
tanto quanto mais variáveis demográficas são utilizadas em uma
amostra, mais específica ela vai se tornando. E seus itens de
consumo, como habitação, estudos e esportes, movimentam grandes
números de pessoas, e as variáveis demográficas podem dar sua
contribuição. Assim podemos perceber que no centro das cidades tem
uma migração das classes A e B para periferia, mais especificamente
para condomínios fechados.
Tipologia
por características da personalidade
Constatou-se
que as tipologias são apoiadas por correntes em psicologia. Com os
traços emocionais divididos em três grupos:
Inovador:
estão a frente de seu tempo, e têm interesse de serem julgadas como
modernas.
Adotante:
ao contrário do inovador tem medo de arriscar imediatamente e espera
para ver como funcionará o produto.
Seguidor:
só compra o produto após a experimentação suficiente e após os
fabricantes terem colocado o produto melhorado e estável.
Acomodado
ou comprador tardio: só compra o produto em declínio. Espera
promoções ou queima de estoque e não se importa se o produto está
fora de moda.
Tipologia
por estilos de vida
Tipologia
denominada estilo de vida nada mais é a que une as variáveis
psicográficas com as rotinas de vida das pessoas, o comportamento de
compra e consumo de uma pessoa revela seu estilo de vida, seu modo de
viver.
Tipologia
pelo ciclo de vida do produto
Com
a dinâmica do mercado cada vez mais rápida, o que chamamos de ciclo
de vida do produto tem diminuído. Surgindo a classificação de
quatro tipos de consumidores: os inovadores, adotantes, seguidor e
acomodado.
As
tipologias no Marketing Global
Empresas
que dizem ter estratégias globais com imagens que seriam
decodificadas em qualquer parte do planeta. A tese de Levitt é que
os seres humanos têm necessidades semelhantes. De outro lado ela não
consegue defender fatos como: O McDonald’s vende seu produto com
adaptações conforme a cultura local da loja.
(Baseado em dados e textos, resumidos e redigidos pelo material disponibilizado pela grade do curso e professor orientador do tema em: PLT - O Comportamento do Consumidor, por Ernesto Michelangelo Giglio. Com supervisão da Mestra Carmen Leonel sob a ATPS da matéria citada.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário