domingo, 26 de maio de 2013

Análise do consumidor jovem - Chocolates & Chicletes #consumo #comportamento

Con$umo e Comportamento

Consumidor jovem, coleta, pesquisa, costumes: suas vontades com chocolates e gomas de mascar.



Visando compreender os consumidor jovem, nos dois textos vemos a analítica e perceptiva mudança do target por cada ótica oferecida para avaliação, embasamos as seguintes características através das pesquisas:


1 - Análise da pesquisa dos alunos para a Intercom Junior sobre chocolates e Gomas.
Comparando a pesquisa bibliográfica, baseada no modelo Howard-Shet e as teorias da motivação, fora as pesquisas de campo envolvendo grandes quantidades de homens e mulheres, percebemos o comportamento também em suas formas de compra, utilizam no dia a dia o doce e os finalizam, vale lembrar do processo de criação, e sua vasta base estrutural
 e 2 - Análise da pesquisa dos alunos da IV Intercom Junior, sobre as dificuldades da goma de mascar em termos de seleção e opiniões gerais e sociais de escolha:

 Foi ótimo perceber que a motivação para compra, é baseada além da motivação emocional, e sim da impulsiva também, já que os estudos referem-se ao vício que o consumo dele trás, e os bens que a procura efetua em mulheres nos seus “dias”.

Seja por Mowen & Minor ou Barry Schwartz, entendemos que o consumo de gomas de mascar se dá quando as pessoas não possuem escolha variada, a vida, e dentro de seus limites sociais de compra, Marca X a preço A e Marca Y a preço B, opta-se pelo preço B. Já quando as possibilidades de avaliação para consumo crescem, os efeitos são realizados com exito e seus resultados arquitetam para uma decisão plena e concreta para cada um. Deve-se tomar cuidado com as enormes opções, quanot mais vasto, mais problemas. Atenção as decisões, isto pode tumultuar as escolhas, fazendo até com que as mesmas não aconteçam.

Já na ótica de Schwartz entendemos que o “bloqueio” ocasionado por muitas opções, é gerado por consumidores indecisos ao observar muitas referências, gostos e sabores de tudo, cores e vantagens X desvantagens, deve-se avaliar mais a gestão e a concepção de tudo, expondo suas decisões em várias linhas, tempos e formas de raciocínio para se ter elevação do mesmo.


Concluímos através da exposição das bases de análise, que: os consumidores amedrontam-se para não fazer escolhas erradas na hora da compra, mesmo que não escolhas erradas, mesmo que indiferentes ou de baixíssimo dano, no caso da goma de mascar, as suas carteiras
Já nas etapas de Mowen & Minor, que são cinco, o que entendemos com ela é que o consumo de goma de mascar está inserido em uma característica de o consumidor adiantar as necessidades, e vontades: para enganar o estômago, ou em um momento próximo, ter um bom hálito, e até por gosto próprio, já que a pesquisa dos alunos da Intercom Junior no demonstra que os consumidores podem agir de qualquer forma, nas considerações finais, dando uma demonstração de que este público é instável, porém fiel. Comparando a pesquisa em campo e a pesquisa em grupo que dizem:



Que o artigo queria salientar o comportamento dos “usuários” de chocolate, expondo que as maiores motivações e determinações d e uso e consumo deste alimento, formado na avaliação das “sensações” que os eles têm perante o chocolate e as marcas do Brasil. Ainda percebe-se o chocolate como pano de fundo do prazer sexual, ou até mesmo como vício, onde a pessoa se declara dependente total dele.

Existe o consumo para ansiedades e impulsividades gerada pela depressão, o Cacau é estremamente poderoso, e age (segundo o estudo de caso) combatente à depressão. A únic recusa por nós interpretada é a que só não consumiram o chocolate quem tem alguma doença, como diabetes, já que o padrão Maslow de satisfação pessoal esta presente sempre, Expressamos aqui que a compra de chocolate é uma compra por impulso e racional, hoje e ativada por muitos fatores. E biologicamente emocional, através dos estímulos corpóreos para com a necessidade de tê-lo, expressadas pela comunicação do cérebro eliminando nos consumidores substâncias, forçando uma vontade de saciar o prazer, cura, afago e etc, pelo chocolate abordado nestes casos de defesa.

 

Já a escolha do produto, influenciada por fatores diversos, tem como destaque o sabor e a qualidade. Para este nicho de consumo o preço não é levado tão em conta, mas quando não se tem, ele vira peça chave na escolha na hora de compra. A fidelização para com a marca e a não abertura da mão das escolhas do melhor produto.

Entendemos que tanto nas pesquisas de grupo, quanto nas pesquisas de campo, seja o chocolate ou a goma de mascar, difere-se por datas, formas, ano e pesquisa de base, pelo perfil dos entrevistados e a forma da colocação, na pesquisa de grupo foi efetuado uma avaliação mais ampla e analítica, já na de campo uma mais embasada e enraizada nos princípios propostos, o que nos coloca como em apreciadores maiores da em grupo.


(Fontes da pesquisa e referências dos nomes citados: Os sites disponibilizados pela ATPS e a instituição de Ensino Anhanguera, abaixo:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/r3-0980-1.pdf
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1629-1.pdf )

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