É necessário assistir este vídeo, para que se entenda o texto abaixo.
Vamos falar de grupos, vamos fazer uma análise, porém iremos pela ótica da Etimologia, também dissertar sobre ele, pois só assim este nicho pode ser desbravado: grupos que vem do Italiano, exposto assim para nós no dicionário Michaelis:
grupo
gru.po
sm (ital gruppo, do germ) 1 Certo número de pessoas reunidas. 2 SociolConjunto de pessoas que têm os mesmos sentimentos, representações e juízos de valor e apresentam os mesmos tipos de comportamento. 3 Pequena associação. 4Reunião de objetos formando um todo distinto. 5 Escult e Pint Reunião combinada de vários objetos que se observam no mesmo lance de vista. 6 Quím Reunião de átomos que formam uma parte reconhecível, e comumente transferível, de uma molécula. 7 Cada conjunto de 4 dezenas (de 00 a 99) representativo de cada um dos animais do jogo do bicho. 8 gír Corpo. 9 gír Mentira. 10 gír Combinação, plano ou projeto para um roubo. 11 gír Cúmplice no conto-do-vigário. 12 InformConjunto de registros de computador que contêm informações relacionadas. 13Telecom Palavra de seis caracteres utilizada em comunicação telegráfica. 14Inform Canal de comunicação único, formado por muitos outros que foram multiplexados juntos. 15 Inform Numa GUI, coleção de ícones de arquivos ou programas exibidos juntos em uma janela. 16 Inform Numa rede, coleção de usuários convenientemente identificados por um nome. 17 Inform V cluster. G. alheio, Sociol: grupo externo em relação a cujos membros os do nosso grupo tendem sempre a estar numa condição de hostilidade, mesmo de guerra, o que estimula e reforça as amizades e a paz entre os membros do nosso grupo a fim de que a discórdia e os atritos não o enfraqueçam para a luta externa. G. consanguíneo, Dir: agregado social em que relações consanguíneas constituem o fator determinado da associação. G. consonantal: V encontro consonantal. G. de interesse especial, Inform: grupo de pessoas, dentro de um grupo maior, interessadas num aspecto específico de hardware ou software. G. de trabalho, Inform: pequeno grupo de usuários trabalhando num projeto, ou conectados através de uma rede local. G. escolar: estabelecimento de ensino primário com classes graduadas. G. étnico, Etnol: famílias da mesma descendência e da mesma tradição. G. genético, Sociol: conjunto organizado de indivíduos, formado pela própria taxa de natalidade. G. sanguíneo, Biol: um de vários tipos ou grupos em que o sangue pode ser classificado na base da compatibilidade de seus corpúsculos e soro com os corpúsculos e soro de outras pessoas. G. social, Sociol: número variável de pessoas associadas por processos de interação; forma básica da associação humana. G. vocálico, Gram: duas ou mais vogais em sequência, numa enunciação, constituindo ou ditongo, ou tritongo, ou hiato.( Disponível em: Michaelis - Grupo )
Nos dias de hoje, a geração Y e o consumidor, define suas compras relacionadas a muitas situações, mesmo ligados à si ou nos ambientes a sua volta: Seu hábitos, seus sonhos, o que ele vê no meio ambiente, com quem convive, sua cultura, sexualidade, amigos, religião, traumas, transtornos e história social agem para com a opção final do processo de seleção e compra. O que entendemos é que o meio em que o ser esta inserido cria ou modifica como ela consome, relatamos abaixo como isso acontece. Mas sem seguir padrões generalizados ou de visão, e sim, pelo que dentro de nosso grupo, entendemos e exemplificamos.
Se você esta inserido em um grupo, assim você consome:
Marx (1844) e Erich Fromm (1987) já deixaram claro que: A realidade vivida e o contexto histórico, exprimem e afetam os valores básicos das pessoas, refletindo assim, em tudo.
E também falaremos de Consumo, Consumir, Consumismo, todas vinda do latim, Ela deriva do Latim CONSUMERE, “comer, desgastar, desperdiçar”, de COM, intensivo, mais SUMERE, “tomar, pegar”, formado por SUB, “abaixo”, mais EMERE, “comprar, tomar, pegar”.consumir consumir
con.su.mir
(lat consumere) vtd e vpr 1 Destruir(-se), devorar(-se); corroer(-se), gastar(-se) até a total destruição: "Senhor, queres tu que digamos que desça fogo do céu, que os consuma?" (Evangelho segundo São Lucas, tradução do Padre Matos Soares). "A terra... consumia... nele tudo que tinha de humano" (Rebelo da Silva). As paixões se consomem no seu próprio incêndio. vtd 2 Utilizar, para satisfação das próprias necessidades ou desejos, comida, bebida, vestuário, habitação e correlatos; gastar: Na sua casa consumiam muita água, energia elétrica e gás. vtd 3 Abater, enfraquecer: A inanição consumia os pobres animais. vtd e vpr 4 Afligir(-se), desgostar(-se), mortificar(-se): "Profunda tristeza lhe consome o coração" (Alexandre Herculano). "Eu me consumo de zelo pelo Senhor dos exércitos" (Bíblia, tradução do Padre Figueiredo). vtd 5 Apagar, fazer esquecer: Tudo o tempo consome. vtd 6 Empregar ou dedicar inteiramente: Consumia muito tempo em passeios e conversas fúteis. Consumir a hóstia: comungar (o sacerdote, no sacrifício da missa).
( Disponível em: Michaelis - Consumir )
Marx (1844) e Erich Fromm (1987) já deixaram claro que: A realidade vivida e o contexto histórico, exprimem e afetam os valores básicos das pessoas, refletindo assim, em tudo.
E também falaremos de Consumo, Consumir, Consumismo, todas vinda do latim, Ela deriva do Latim CONSUMERE, “comer, desgastar, desperdiçar”, de COM, intensivo, mais SUMERE, “tomar, pegar”, formado por SUB, “abaixo”, mais EMERE, “comprar, tomar, pegar”.consumir consumir
con.su.mir
(lat consumere) vtd e vpr 1 Destruir(-se), devorar(-se); corroer(-se), gastar(-se) até a total destruição: "Senhor, queres tu que digamos que desça fogo do céu, que os consuma?" (Evangelho segundo São Lucas, tradução do Padre Matos Soares). "A terra... consumia... nele tudo que tinha de humano" (Rebelo da Silva). As paixões se consomem no seu próprio incêndio. vtd 2 Utilizar, para satisfação das próprias necessidades ou desejos, comida, bebida, vestuário, habitação e correlatos; gastar: Na sua casa consumiam muita água, energia elétrica e gás. vtd 3 Abater, enfraquecer: A inanição consumia os pobres animais. vtd e vpr 4 Afligir(-se), desgostar(-se), mortificar(-se): "Profunda tristeza lhe consome o coração" (Alexandre Herculano). "Eu me consumo de zelo pelo Senhor dos exércitos" (Bíblia, tradução do Padre Figueiredo). vtd 5 Apagar, fazer esquecer: Tudo o tempo consome. vtd 6 Empregar ou dedicar inteiramente: Consumia muito tempo em passeios e conversas fúteis. Consumir a hóstia: comungar (o sacerdote, no sacrifício da missa).
( Disponível em: Michaelis - Consumir )
Fromm, que aborda as regras de comportamento, que nos são devotadas desde o útero e o vir para a existência. Com elas, vem o compromisso, mascarado com a intertextualização da liberdade, malditas regras de comportamento, nos tornam escravos do que somos, e sempre seremos, consumidores, pois consumir é viver.
Grupo x Relação de Consumo, pela ótica estruturalista percebemos que existe uma repetição dos padrões, e por outrora na linha sociológica é escancarada uma mudança constante nesses comportamentos generalizados, e individuais no coletivo. O que devemos deixar em foco é que a cultura de um grupo no seu ápice e influenciador, alterara as vezes a cultura dos inferiores.
Eles estão ligados as famílias, amigos, escola, etc, e são mais limitados quanto a introdução. Já os grupos culturais vastos, pelo que expõem, relaciona país, religião, e direitos sociais e etc. Baudrillard (1995), nos faz entender que também é certa a existência da sociedade de consumo, consumista, e meu caro colega que lê este este texto: "Quod atteritis" (Latim) - traduzido para nosso idioma:
V O C Ê É O Q U E V O C Ê C O N S O M E !
V O C Ê É O Q U E V O C Ê C O N S O M E !
Entendemos que o consumo vem de inúmeros fatores, o meio social, a cultura de cada um. Só se consegue um objetividade dele e de suas dimensões tem força explicativa quando o consumo é certeiro e direto para com alguns produtos específicos sendo expostos como exclusivos ou até diferenciados para uma classe colocando você em nível A, sentindo-se acima de outrem, ou até para fazer partes de nichos sociais que se deseja adentrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário